top of page
Buscar

Bloqueios Emocionais? Como identificá-los?

  • Foto do escritor: Juliana Munique
    Juliana Munique
  • 8 de ago. de 2023
  • 1 min de leitura

Muitos pacientes relatam que se sentem paralisados, não conseguem progredir, sempre acontece algo de errado em suas vidas, os relacionamentos não dão certo e não compreendem o porquê.

Cada indivíduo tem uma história que foi sendo construída desde o nascimento. O ambiente que esteve inserido e as condições que foram criados influenciam na sua forma de se relacionar com o mundo.


Aquilo que nos causa medo, dor, ansiedade, tendemos a evitar a qualquer custo. Desta forma, surgem os bloqueios emocionais que nos impedem de enfrentar as situações difíceis. Esses bloqueios, são mecanismos de defesa do nosso inconsciente para nos “proteger do sofrimento”. No entanto, os bloqueios emocionais colaboram para o adoecimento. Quando o ser humano adoece, há uma impossibilidade de transformação.


Principais sinais de bloqueios emocionais:

Não conseguir conversar sobre determinados assuntos, insegurança perante situações novas, falta de confiança no outro, medo da rejeição, dificuldade em aceitar a opinião do outro, pensamentos negativos frequentes, arrumar desculpas para justificar a situação que se encontra, entre outros.

Como tratar?

Primeiramente, é fundamental ter coragem pra reconhecer que necessita de ajuda e buscar um profissional adequado. As travas criadas na infância são sempre dificuldades de relacionamento com a família, por isso buscar ajuda pode ser tão difícil, pois significa em nosso inconsciente ter de enfrentar novamente dores e sentimentos que não foram bem acolhidos na ocasião. O esforço consciente e continuo na psicoterapia é necessário para reestabelecer a confiança que foi perdida e, assim, poder recuperar a espontaneidade de uma vida livre de bloqueios através de um auto enfretamento honesto de quem realmente somos.



 
 

Psicóloga Juliana Munique
CRP: 06/106345

Fone: (11) 99570-3646

bottom of page