Fobia Social
- Juliana Munique
- 22 de jun. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 27 de jul. de 2023

Na fobia social ou timidez patólogica, existe uma ansiedade excessiva diante de situções em que não há perigo real. O indivíduo sente um medo intenso de vivenciar situações que possam envolver a avaliação do outro. Frequentemente sofrem por antecipação, evitam situações sociais ou se esforçam para conseguir suportá-las, apresentam sintomas físicos como taquicardia, sudorese, cefaleia, tremor, diarreia entre outros.
Existe uma fantasia de que está sendo observado o tempo todo. Sentem desconforto em comer em público, interagir com pessoas que não são familiares, medo de ofender alguém devido a sua fala ou comportamento. A busca por auxílio de um profissional pode ocorrer muito tarde ou quando tem a vida social muito prejudicada. A fobia social necessita de tratamento medicamentoso e terapêutico para que o indivíduo consiga lidar e elaborar seu sofrimento.
Timidez é um comportamento não patológico. O indivíduo tímido precisa se sentir seguro para se expor, mas o relacionamento interpessoal tende a ser restrito, no sentido que não será a primeira pessoa que iniciará uma conversa ou compartilhará experiências vividas.